Vida

Vida

quinta-feira, 30 de julho de 2015

O QUE FAZ A OPERAÇÃO DAR CERTO

Estou aqui no meu quarto, assistindo Masterchef Brasil, sim porque minha paixão por comida não acabou só porque fiz uma Operação Bariátrica.
Assistindo ao programa e vendo a postura dos jurados e dos participantes fiquei pensando no porque e por causa de que nós mudamos tanto quando diminuímos nosso estomago.
Na verdade são vários fatores que nos ajudam nessa mudança.
Dentre eles estão os óbvios -  mudança de postura, mudança de perspectiva, aumento da auto estima, a vaidade que nos assola a cada quilo perdido, etc... etc... etc....
Quando diminuímos nosso estomago escolhemos automaticamente mudar de vida, alcançar novas metas, mudar nossos paradigmas, mas todas essas explicações não bastam para explicar o sucesso dessa empreitada.
Fiquei pensando que sim eu estipulei uma meta, eu queria ter mais saúde, eu me propus a mudar, mas tem mais alguma coisa que me move nesse sentido e fiquei pensando o quê seria???
Fiquei pensando nas pessoas próximas a mim que  acreditaram e acreditam, mas que ainda esperam a minha recaída
Fiquei pensando nas pessoas que não me conhecem e tem certeza que a reengorda virá.
Ai, pensei numa escolha que fiz lá no começo de todo esse processo, pensei no meu médico que sem dúvida alguma é uma das principais razões de tudo dar certo.
Pense bem, entrei em um consultório para conversar com uma pessoa que nunca vi antes e já saí de lá com a certeza de que com ele tudo daria certo.
Esse médico simplesmente acreditou em mim, acreditou que eu era capaz e nesse momento sem que nenhum dos dois percebesse um pacto foi efetuado, um pacto de confiança.
Depois desse primeiro momento veio a operação e mais uma vez a confiança nele foi essencial para que eu permanecesse calma enquanto meu sangue esvaia pelo corpo e todos se esforçavam para me ajudar.
Não contente, enfrentei uma infecção e uma segunda operação quando um bendito grampinho resolveu se soltar e espalhar coisas indesejadas pela minha cavidade abdominal e novamente eu só pensava que Graças aos Céus esse cara era o meu médico.
Não contente em ser um médico incrível esse ser é também um ser humano de primeira categoria que nos acompanha e se preocupa com o todo e não só com o físico, é só ver as Reuniões de Peso que acontecem a cada dois meses nos dando a oportunidade de encontrá-lo e de nos encontrarmos.
Não contente ainda nos acompanha num louco grupo de Wathsapp.
Por isso, não tenho estatísticas, acredito que o sucesso de suas pacientes está diretamente ligado ao pacto de confiança que fazemos com você, pois o fato de você acreditar tanto na gente nos coloca em uma posição que nos é muito dolorido lhe causar uma decepção.

Por isso e por tudo o mais que não dá pra ser dito em palavras eu aqui Agradeço Novamente por você ser do jeitinho que você é, um médico e uma pessoa incrível. Obrigada Doc. Fernando Leal Pereira..... e desde já desculpa qualquer coisa que possamos fazer que mine essa confiança que deposita em nós.

domingo, 26 de julho de 2015

UM NOVO MUNDO

Minha história vocês meio que já conhecem,  mas minhas metas estão sendo mudadas dia a dia....
Depois que operei em dezembro, tive um mês de recuperação, um mês de plena produtividade e então mais 5 meses de recuperação....
Tive alta para voltar a me exercitar no dia 22 de junho de 2015 e já tinha algumas metas estabelecidas, ia voltar para a Academia, a Natação ia ter que esperar um pouco mais, mas ia começar a treinar para correr.
Quem me conhece logo disse que isso não ia dar certo, etc ... etc... etc....
Acontece que quem me conhece, conhecia outra pessoa, com outras metas e outras prioridades e então vai ter que começar a me re-conhecer.....
Com essas novas metas na cabeça, comecei a me mexer ....
Primeiro  passo: como já estava acordando cedo, resolvi que a partir de então iria para a academia no horário que ela abrisse, ou seja, 6 horas da manhã – e acreditem todos os dias bato ponto.... tomo café com o Super Paulo – meu instrutor....
Para começar meu dia, alongamento e 50 minutos de esteira da seguinte forma: 5 minutos para esquentar, e depois 40 minutos – sendo 2 de trote e 3 andando rapidamente ( com a certeza que o trote e a corrida vão aumentar e a caminhada diminuir). Depois da esteira uma musculação leve, pois já avisei ao meu instrutor que se eu crescer um milímetro ele está literalmente “morto na minha mão” .... kkkkkkk, pois todos sabemos que professor de academia adora “bombar seus alunos”.
Bom, como sou um tantinho doida, logo que recebi alta fiquei sabendo de uma Caminhada que haveria em Presidente Epitácio e click .... que melhor maneira de se estimular do que ter um objetivo a ser alcançado.
Fui, me inscrevi e hoje às 4:45H levantei com destino à Presidente Epitácio tendo como brinde um dos mais lindos nascer do sol que já vi....
Cheguei ao local da prova, encontrei velhos amigos, novos amigos e principalmente encontrei uma sensação de satisfação e felicidade por estar cumprindo meu objetivo que não existem palavras para descrever, mas quem já sentiu sabe do que estou falando.
Fomos, caminhamos quem foi pra caminhar, correram quem foi para correr e no final a cada rosto que olhava  só conseguia enxergar a felicidade e a plena convicção do dever cumprido ....

Então, essa é a minha meta .... Comecei Caminhando hoje Rumo à Maratona em no máximo 02 anos ...... Ano que vem : ½ Maratona de Bombinhas --- me aguardem !!!!

quinta-feira, 23 de julho de 2015

ROUBARAM MEU CÉREBRO....

Hoje de manhã, mas quando falo de manhã é de manhã mesmo.....  Hoje, às 6:15H estava eu na academia, em pleno trote na esteira, de frente a um espelho.
Um  rock alto ligado nos ouvidos e por incrível que pareça um sorriso no rosto.
Fiquei olhando para aquela mulher na minha frente, camiseta e calça justas contornando o corpo, cabelos muito curtos e avermelhados,  trotando e com um sorriso no rosto e simplesmente não me reconheci.
Fitando aquela mulher fiquei pensando quantas vezes aquilo me aconteceria, quantas vezes mais vou ter a impressão que meu cérebro foi  roubado e colocado num corpo que não me pertence... Sim, porque o corpo que eu conheço e que cresci com ele simplesmente não faz nada disso.
O “meu corpo”, aquele que conheci a vida inteira, jamais me permitiria acordar às 5:15H para simplesmente ir até uma academia, subir numa esteira  literalmente ser feliz quando o suor começa escorrer pelas costas.
Ser feliz quando sente a musculatura ganhando vida e principalmente ser feliz quando o cansaço começa a surgir e algo dentro dele diz só mais 5 minutos e quando esses 5 minutos acabam ele estimula e diz só mais 5 minutos até que se passe uma hora entre pequenas corridas e pequenas caminhadas.
E agora a cada dia percebo que meu corpo mudou e está mudando e que ele está forçando o meu cérebro a mudar junto com ele de uma forma que eu antes de dezembro de 2014 jamais acharia possível.
E é assim que a cada dia eu tenho que reconhecer uma nova pessoa, um novo corpo e uma nova vontade de viver e é por isso que a cada manhã eu olho no espelho e digo: 
mais um dia, 
mais um dia para viver ..... 
mais um dia para ser saudável .... 
mais um dia para ser FELIZ !!!!!!

domingo, 19 de julho de 2015

MUDAMOS E AÍ ???

Quando somos gordos, tirando os momentos em que há extrema necessidade de estarmos em atividade – escola, trabalho - vivemos em pleno sedentarismo, caídos no sofá, em frente à televisão e de preferência com alguma coisa bem calórica indo rapidamente das mãos para a boca...

Sim essa é uma visão pueril da vida do gordo, sim vão falar todos, mas nem todos são assim, existem gordos que são super ativos, fazem exercício e não comem compulsivamente e como toda regra tem exceção eu sou obrigada a concordar que no caso dos gordos a exceção deve existir, mas eu não conheço nenhuma....

Bom, mas o que interessa é que em um determinado momento tomamos uma decisão e resolvemos pegar o “touro da obesidade” pelos chifres e derrubá-lo e quando fazemos isso nos propomos a mudanças.

O interessante é que nós nos propomos a mudar, mas as pessoas que convivem conosco não partilham desse nosso anseio e começam a ficar assustadas, de repente elas não conhecem mais aquela pessoa que está na sua frente, e que na maioria das vezes convive com ela há “milhares de anos”.

De repente na nossa proposta de mudança existe uma pessoa dentro de nós pronta para se mostrar – essa pessoa que ir para a rua, quer fazer exercícios, quer mudar de profissão quer enfim retomar a sua vida e dar um destino mais feliz e produtivo para ela.

No processo de mudança nos esquecemos “de propósito” de pedir licença para mudar e a impressão que tenho é que as pessoas ficam extremamente ofendidas, pois ao invés de estarmos no sofá nos entupindo de calorias estamos caminhando, pedalando, puxando ferro, nos divertindo, nos re-conhecendo e eles simplesmente não entendem e principalmente não querem essa mudança, pois a nossa mudança causa um desconforto no “mesmismo de suas vidas”.

É difícil para nós porque no processo não temos o apoio que queremos, é difícil para eles porque não pedimos licença para mudar, enfim temos que nos readaptar, pois se eles não nos reconhecem nós também não os reconhecemos, porque o nosso eu anterior simplesmente não ligava de ficar á disposição e o nosso eu presente precisa de espaço para crescimento e aprendizado.


Enfim, hoje sentei na frente do notebook para falar de músculos e vida e acabei apenas desabafando...... Queridos leitores me desculpem, mas esse desabafo é tão importante quanto todo o restante e por esse motivo vai ser publicado..... Beijos a todos .....

sexta-feira, 10 de julho de 2015

REUNIÃO DE PESO 3 - Abril de 2015

( Dr. Marco Aurélio Marangoni – acupunturista )

E vamos nós para a terceira reunião de peso que participei.

E como já disse várias vezes essas reuniões são cruciais para nos manter confiantes, pois a cada uma delas o aprendizado é inigualável, pois escutamos palestras e depoimentos que nos fazem perceber que não estamos sozinhos nessa jornada.

No mês de abril de 2015, mais precisamente no dia 06 fomos presenteados com a palestra do Dr. Marco Aurélio Marangoni, que iniciou sua vida de médico como Anestesiologista e atualmente se dedica à milenar arte da Acupuntura.

O Dr. Marco Aurélio é além de acupunturista, também um paciente do Dr. Fernando e foi operado há aproximadamente 8 anos e nessa palestra nos brindou com a sua visão das mudanças ocorridas em sua vida e sua própria personalidade após ter tido a coragem não só de operar, mas de se encarar como uma pessoa única.

Iniciou a palestra nos fazendo enxergar que após a mudança ocorrida no nosso corpo temos que nos deparar com a mudança que ocorre na nossa alma, pois vamos muito rapidamente nos deparar com outra pessoa.

Antes de operar temos uma vida voltada para agradar aos outros, já que nos sentimos completamente incapazes de nos agradar, já que não conseguimos realiar as mínimas coisas que as pessoas magras conseguem, como por exemplo:
  • temos medo de ir a barzinhos desconhecidos porque não sabemos se as cadeiras vão nos aguentar,
  • as roupas são simples sacos colocados sobre o corpo ( e não sei porque os magros acreditam que os gordos amam roupas super hiper estampadas – devem achar que as esptampas escondem a gordura – afff.... nem vou falar nada a respeito).
  • o mundo é um lugar pequeno, pois em todos os lugares que tentamos entrar é difícil.
  • andar de ônibus e avião é completamente impossível, então para viajar temos que ter bons carros na garagem ( eu por exemplo tinha que ir para Jaú com a minha mãe que estava se submetendo a um tratamento e íamos de ônibus e eu rezava para ter poucos passageiros para poder ir sozinha em dois bancos, pois simplesmente não cabia em um banco só).
  • nós perdemos nosso poder de escolha, pois só vestimos o que nos cabe e  não o que queremos e viajamos do modo que podemos e não da maneira escolhida aleatoriamente ( perdi várias viagens por ter vergonha de ficar espremida num banco de ônibus ou avião).


A Palestra do Dr. Marco Aurélio foi muito rica e pinsou uns pontos em que realmente a gente nunca pensa, como por exemplo o poder das pessoas de darem palpite sobre a realização ou não da cirurgia.

Segundo ele a decisão deve ser um processo extremamente solitário, pois os riscos são nossos, o preço a pagar é nosso e a inadequação para com o mundo magro também é nossa, então nada mais justo que a decisão seja simplesmente nossa.

Uma das coisas que o Dr. Marco Aurélio disse e que me tocou muito foi sobre a maneira que nos despedimos de tudo.

Essa despedida realmente ocorre, no meu caso eu falei com todo mundo que me interessava, olhei no olho de cada um, mas nunca disse a ninguém que estava me despedindo, pois é claro que é uma cirurgia e não é uma cirurgia pequena e é claro que por mais que confie no Dr. Fernando, sei que tudo pode acontecer.... então me despedi silenciosamente de cada pessoa que me era cara ao coração.

A única pessoa que sentiu que eu me despedia foi a minha estagiária Daniela, pois a ela eu instrui que se alguma coisa me acontecesse era para ela apagar todos os meus perfis da rede social, pois odeio me deparar com perfis de pessoas que já se foram.

Uma das últimas impressões que o Dr. Marco Aurélio deixou foi quando ele contou que escolheu a equipe que lhe operaria porque encontrou no Dr. Fernando um médico que o enxergou como uma pessoa, que tinha certeza que estaria ao seu lado em TODAS as situações daquele momento pra frente e principalmente um médico centrado no paciente e não no seu próprio ego.

E nós, outros pacientes, podemos assinar embaixo dessa declaração, o Dr. Fernando é exatamente esse cara – O Cara !!!!

Portanto, mais uma vez essa Reunião Maravilhosa nos colocou frente a frente com a nossa realidade e com a plena convicção de que estamos no caminho certo....

Obrigada Dr. Marco Aurélio por nos brindar com sua visão espetacular de nosso renascimento e obrigada Dr. Fernando por nos apresentar essa pessoa fantástica.

E vou finalizar com a frase que o Dr. Marco Aurélio finalizou a palestra : 

Cada um sabe a dor e a delícia 
de ser o que é !!!!!!