Vida

Vida

sexta-feira, 19 de maio de 2017

JEJUM INTERMITENTE - UMA EXPERIÊNCIA !!!!

Bom dia....     

Como prometido vou falar hoje de Jejum Intermitente...

Quando me falavam que estavam fazendo jejum a primeira coisa que vinha na minha cabeça era: Pelo amor de Deus .. essa pessoa é completamente doida,  vai passar mal, vai ficar fraca, vai desmaiar ...... e tenho certeza que é o pensamento da maioria de vocês que estão lendo esse post.

Pois é, não penso mais assim ..... vamos começar do começo.. O que é jejum?

O dicionário diz que jejum é a privação parcial ou total de alimentos, durante um certo tempo.

Essa definição é por demais simplista e precisamos alargar nosso entendimento.

O jejum é uma prática muito utilizada nas religiões e serve como um exercício de purificação da alma, vamos dar uma passeada superficial sobre o assunto:

No Islamismo
O jejum é um dos cincos pilares dessa religião e é obrigatório uma vez por ano e é considerado uma purificação física, mental  e espiritual.
No Catolicismo
Na Igreja Católica o jejum tem o caráter de penitência. Na época dos profetas, o jejum era uma forma de arrependimento e de conversão. Hoje é de renúncia ao prazer que o alimento dá, de homenagem a Deus e a Jesus e solidariedade aos que passam fome. É uma forma de purificação e crescimento espiritual.
No Judaísmo
O principal jejum realizado é o Iom Kipur, dia do perdão (abstenção de líquido, alimento, sexo e cigarro), do amanhecer ao pôr-do-sol e tem como objetivo a avaliação da vida e o seu desempenho no ano que está acabando.

No Budismo
O jejum já existia na Índia pré-budista, integrava a prática de mortificação, para alcançar a purificação corporal e espiritual. A prática ainda é conservada, até mesmo em escolas do Japão.  

Pois bem, percebemos então que o jejum sempre foi visto com o objetivo de purificação e com o passar dos anos foi simplesmente esquecido pelas pessoas.

E foi nesse caminho que surgiu a ideia de reviver os períodos de jejum .... ou seja a junção da alimentação esporádica de nossos ancestrais e a purificação objetivada pelas religiões.

Unindo essas vertentes fica fácil perceber o porquê que essa prática se torna cada vez mais popular.

Eu estou tendo uma experiência incrível nesse aspecto, comecei a minha jornada de jejuns intermitentes no dia 23 de abril de 2017 e até hoje foram 13 jejuns de 16 horas cada um.

Você deve estar pensando: "Será que nem água pode?" .... Sim pode água, chá e café completamente puros .... não, adoçante também não pode.... Lembrem bem .... o objetivo é de limpeza .... se física, emocional ou espiritual .... isso fica sob sua responsabilidade.....

A minha eu sei.... é muito de cada uma delas.....

Vou indo.... já escrevi muito por hoje....

terça-feira, 9 de maio de 2017

VOLTEI E VOLTEI COM NOVIDADES

                Bom dia....     

Voltando após um longo tempo.

Vocês eu não sei.... mas eu estava com saudades ....

Nesse período de afastamento a vida foi acontecendo, precisei novamente entrar em um Centro Cirúrgico (não que isso seja um problema ... kkkkk ) para fechar uma hérnia gigante e aproveitei já fiz a plástica de abdômen com o Mago da Plástica - Dr. João Paulo de Almeida Lopes.

A abdominoplastia ficou magnífica, em algum momento eu mostro para vocês.

Estou voltando na realidade porque algumas mudanças estão ocorrendo, após 2 anos e cinco meses de cirurgia, comendo religiosamente de 3 em 3 horas eu confesso que cansei e quando cansamos a alternativa sempre aparece e ... apareceu.

Descobri, ou melhor fui apresentada (depois eu conto essa história)  há uns 20 dias atrás uma dieta paleolítica (sobre ela podem encontrar muita coisa na internet ) mas resumindo bem é o seguinte; Devemos voltar à alimentação de nossos antepassados ( não, não estou falando de nossos avós, estou falando dos homens das cavernas) e portando essa nova alimentação deve ser restrita aos produtos encontrados nas feiras e nos açougues (legumes, verduras, carnes - qualquer uma - gordura animal, frutas - preferencialmente as  vermelhas - nozes e castanhas).

Você deve estar pensando e os grãos e as farinhas e os açúcares - isso mesmo - zero ingestão de tais produtos.

Acabou, não, não acabou. Pensem bem .... nossos antepassados, os homens das cavernas, comiam quando?
 ..................... 

Sim comiam quando achavam comida (caçando ou pegando no mato) e isso ocorria de forma esporádica, já que não tinham como armazenar.... Então comiam quando tinham fome .....
 
Sim, e nessa hipótese de comer quando tem fome, surgiu o Jejum Intermitente ...... que é assunto para outra postagem .....

Espero que tenham gostado do retorno ..... e espero ser mais constante.... aguardem.... o Jejum Intermitente vem logo, logo .....