Cheguei ao SPA - ( fevereiro de 1987) , me instalei e comecei a viver a rotina diária.
Para ter uma ideia comíamos 250 calorias por dia, então a pouca comida ingerida após a cirurgia bariátrica não parece tão pouca assim.
O esquema de um SPA é extremamente estressante, pouca comida, muito exercício, todo mundo fazendo terrorismo o dia inteiro.
Na propaganda do SPA dizia que teríamos acompanhamento médico, psicológico, etc .... por 24 horas, mas na verdade fiz um exame de sangue quando cheguei e vi a psicóloga somente uma vez no mês inteiro que fiquei lá.... um horror .
O único profissional que víamos todos os dias era o professor de educação física, que como precaução media nossos batimentos cardíacos antes e depois dos exercícios.
Tínhamos que nos submeter a pesagem diária e a qualquer aumento de peso ( por menor que fosse) lá vinha o temido teste de cetose ( a cetose acontece quando o organismo usa os depósitos de gordura como fonte energética - quando não há mais glicogênios - e é induzida por dietas sem carboidratos, como a dieta das proteínas).
Se estivéssemos fora dos parâmetros esperados éramos simplesmente convidados a voltar para nossas casas ( um jeito gentil de dizer que éramos expulsos), jeito super saudável de se tratar um doente.
Claro que, como o temido teste de cetose só dava errado quando contrabandeávamos comida para dentro do SPA, isso ocorria com certa frequência.
Certo dia estava eu numa crise imensurável e tudo o que eu queria era um queijo branco bem novinho, soltando água e então meu namorado, outro Fernando, conseguiu com um dos funcionários que ele trouxesse queijo e salsicha.
Foi literalmente uma festa, éramos um grupo de 8 pessoas ( sete mulheres e o Fernando ) e sete de nós nos trancamos dentro do quarto e comemos até passar mal.
No dia seguinte, resultado esperado, todos nós havíamos aumentado de peso e então o temido teste de cetose.
O teste era feito em um exame de urina e a nossa sorte é que a oitava pessoa não tinha comido nada e teve que tomar uns 20 litros de água para dar contar de encher 7 potinhos de urina ....
Enfim, todos passamos com louvor no temido teste e claro a partir desse dia nada mais de contrabandear comida.
Tinha uma amiga minha que havia tentado entrar com leite condensado dentro do vidro de shampoo e foi pega, porque eles fazem revista em toda a sua bagagem antes de entrar.
Se foi uma experiência válida, eu acho que toda experiência é válida, mas esse período no SPA nos deixa completamente incapazes, não conseguimos ler, nem assistir televisão porque o baixo consumo de calorias e a superdosagem de exercícios nos deixar sem poder de concentração nenhum.
Fiquei um mês, período esse que foi fácil, afinal estava junto do meu namorado e a época emagreci 10% do meu peso, ou seja por volta de 10 quilos .....
No momento que saí do SPA ( 01 mês após) me passaram um regime de 750 calorias por dia - isso em uma época que eu fazia faculdade, trabalhava, morava em São Paulo e só andava de ônibus.
Fiz esse regime até que um dia ( devia ter emagrecido uns 20 quilos no total), pronta para ir jantar com o Fernando, simplesmente desmaiei ( crise de hipoglicemia).
O desmaio foi o basta que eu precisava para largar tudo, e assim fiz e desde então ( 1987), não me lembro de ter feito qualquer regime sério ( e vim engordando gradativamente até que no dia 4 de outubro de 2014 minha vida mudou completamente) .....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários, prós e contras, são bem vindos, a única coisa que peço é que o nível da ética e da civilidade sejam mantidos...... Obrigada pela cooperação de todos.