Vida

Vida

quarta-feira, 15 de abril de 2015

APROPRIAÇÃO DO PROCESSO DE MUDANÇA 2 - Exercícios

Eu nunca fui uma pessoa que gostasse de fazer exercícios físicos, muito pelo contrário só de pensar em caminhadas e acadêmias me dava urticária.

Mas mesmo com toda a aversão eu de tempos em tempos me aventurava nos exercícios físicos, principalmente academia, e ficava alguns meses, saindo diante da primeira dificuldade (falta de tempo, músculo machucado ou simplesmente preguiça).

O único exercício que eu sempre gostei foi natação, e observe bem - natação, nada de hidroginástica, mas também nunca me dediquei de maneira correta.

Nos dois anos anteriores à cirurgia eu voltei a me associar ao clube da minha cidade e comecei a treinar natação com professor e deu muito certo, nadava cerca de 1.200m em uma hora de aula.

Ai no final de 2014 eu operei, e no dia 13 de janeiro fui liberada para fazer exercícios - natação, hidroginástica e academia (com o mínimo de peso possível) e a única restrição - nada de abdominal.

Então, eu bravamente e com toda a  convicção de que tenho que obedecer as pessoas que estão me ajudando, me matriculei nos três, encarando os exercícios como se fossem receita médica ( e na verdade eram).

Fazia academia de terça a sexta-feira no período da manhã, natação de terças e quintas-feiras das 18:00H às 19:00H ( já estava nadando 1.700m por aula), hidroginástica de segundas e quartas-feiras das 17:00H às 18:00H e aos sábados das 16:30H às 17:20H.

Enfim, do dia para a noite eu passei de 2 horas por semana para 09 horas por semana de exercícios dos mais variados. 

Não podia fazer nenhum exercício aeróbico no chão, ( caminhada, corrida, zumba, etc ...) pois tinha um esporão horrível no calcanhar do pé esquerdo).

Aí, exatamente um mês após começar minha vida de quase atleta uma surpresa nada agradável ..... VOLTO EU, no dia 13 de fevereiro, para a mesa de cirurgia .... (história contada nos posts ADERÊNCIAS ....)

Nessa nova operação conheci outro médico incrível, Dr. André Pirajá ( infectologista), que também me serve como uma incrível fonte de inspiração, pois fez também uma mudança radical em sua vida, passando de uma pessoa totalmente sedentária para um atleta que corre maratonas.

Então foi assim: nova cirurgia, 1 semana de internação, dreno colocado, 18 pontos na barriga ( indo da linha dos seios até o umbigo) e REPOUSO ....

Com 25 dias de cirurgia fui tirar os pontos e o Dr. Fernando me liberou para voltar para a natação ( devagar) e andar dentro da piscina por cerca de 40 minutos - 3 vezes por semana, mas ....

.... é claro que nada seria tão simples ..... alguns pontos da parte de baixo da cicatriz abriram e estou até hoje tratando dos mesmos, pois da maneira que estão precisam vir cicatrizando de dentro para fora.

Diante do quandro fui proibida de fazer qualquer exercício novamente.

Até para mim é difícil acreditar, mas realmente nos dias atuais sinto muita falta de fazer exercícios diariamente, pois aprendi naquele mês de fevereiro que o bem estar melhora muito quando estamos efetivamente mexendo com nosso corpo.

Esse processo de exercícios para mim também é uma Apropriação do Processo de Mudança, pois é bem claro que quando fazemos exercícios as plásticas necessárias serão muito menores, então, para quem sofreu tudo o que eu sofri nas minhas cirurgias, a necessidade de exercícios é um tanto quanto óbvia.

Mas o óbvio nem sempre é tão claro assim, no meu caso foi porque encarei cada passo rumo aos exercícios como se fosse uma receita médica e com o tempo, muito pouco tempo na verdade, eu descobri que estava gostando de verdade dessa rotina diferente, com vários tipos de exercícios e professores e colegas diferentes.

Hoje para mim foi também um dia especial, pois após a cirurgia do dia 13 de fevereiro foi a primeira vez que pude fazer algum tipo de exercício e o único que estou autorizada é uma caminhada leve de 1/2 hora.

E vou contar uma coisa: - foi a melhor caminhada da minha vida - fui devagar, com um tênis apropriado e meu esporão não se manifestou.

Amei estar ao ar livre, com o vento no rosto, uma boa música no ouvido, sem dor no calcanhar e com 1/2 hora inteira para poder ficar com meus pensamentos.

Queridos leitores, queridos doutores, essa sou eu me refazendo dia a dia e descobrindo que essa nova vida me faz muito mais feliz .....

Beijos a todos .....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários, prós e contras, são bem vindos, a única coisa que peço é que o nível da ética e da civilidade sejam mantidos...... Obrigada pela cooperação de todos.