Vida

Vida

quarta-feira, 29 de abril de 2015

UM POUQUINHO DO MEU CIRURGIÃO

Depoimento Dr. Fernando Leal Pereira - 
Como me apaixonei pela Cirurgia Bariátrica 


Após escrever todos esses tópicos e conviver com o Dr. Fernando esses quase 5 meses pós-cirúrgicos eu fiquei me perguntando porque um médico que escolhe ser cirurgião ( que normalmente é um médico que gosta de resultados rápidos) escolhe se tornar um especialista em Cirurgia Bariátrica..

Pensem bem, o Paciente Bariátrico é um paciente para a vida inteira, pois mesmo após o período normal de acompanhamento cirúrgico tem que voltar anualmente ao consultório do cirurgião para consulta e exames, pois a pouca comida ingerida pode gerar a necessidade de implementação de vitaminas e nutrientes como ferro, cálcio, vitamina B12, etc ....

Com a pergunta martelando na minha cabeça não tive dúvida e pedi para o Dr. Fernando escrever um texto em que ele falasse do porquê ser cirurgião bariátrico e sua experiência para eu publicar neste blog e ele sempre generoso me presenteou com o seguinte depoimento:

" Estou envolvido com cirurgia bariátrica desde 1997 quando nessa época, procedimento que desde o início da década de 90 se ensaiava em nosso país. Nesse momento ainda era residente de cirurgia da Santa Casa de São Paulo e entre outras funções a mim atribuídas era ia até o metrô Santa Cecília "buscar" pacientes para serem operados. 

Aprendi na época com Prof. Dr. Carlos Malheiros todos os passos que são literalmente repetidos "ipsis litteris" até hoje (exceto pela não colocação do anel que outrora era rotina). E pela imenso volume que a Santa Casa proporcionava pude participar do início do procedimento na instituição.

Impossível para qualquer cirurgião (especialista de resultados) não se maravilhar com as alterações físicas e psicológicas dos pacientes em pós-operatório e seguramente a paixão fica inevitável! 

Na época já era bastante envolvido com a cirurgia minimamente invasiva e mal podia esperar para somar a cirurgia da transformação em borboleta* com o benefício que a laparoscopia oferece. E em 2002, já passava de 70 cirurgias abertas, fiz minha primeira Gastroplastia laparoscópica que, por uma dificuldade técnica, levou 8 horas para ser realizada!

Nessa época já dispúnhamos de acompanhamento psicológico (o nutricional era por nossa conta), e sendo a psicóloga muito interessada na "nova técnica cirúrgica", tínhamos um excelente relacionamento e compreensão da sua importância nesse período tanto pré como pós operatório.

Em meados de 2003 convidamos uma nutricionista para fazer parte da equipe e tudo se mantém no mesmo formato até hoje. Ass.: Fernado Leal Pereira - Cirurgião do Aparelho Digestivo, CRM 90510 - SP, Presidente Prudente/SP"

Assim, após a leitura desse depoimento apaixonado de um Cirurgião só me resta dizer : Muito Obrigada Fernando por sua eterna generosidade e cuidados despendidos a nós, seus pacientes...

* Cirurgia da Transformação em Borboleta - nome dado à cirurgia bariátrica pelos cirurgiões, já que passamos de casulo (antes da cirurgia) à borboleta 9 pós-cirúrgico.



2 comentários:

  1. Gostei do blog, estou pesquisando sobre a bariatrica e o dr fernando tb...obrigadaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, ele é excelente.... e a cirurgia foi a melhor coisa que eu fiz....

      Excluir

Todos os comentários, prós e contras, são bem vindos, a única coisa que peço é que o nível da ética e da civilidade sejam mantidos...... Obrigada pela cooperação de todos.